Rua Antonio Barnabé, 1398 - Indaiatuba - SP

Dados Técnicos

Saiba mais sobre Dados Técnicos

  • FILTRAÇÃO - CONCEITOS BÁSICOS
    • Filtração é uma ciência de investigações recentes, com terminologia distinta e conhecimentos próprios. A seleção de um meio filtrante apropriado é o diferencial para se atingir um objetivo específico.

      Estes conceitos foram compilados para estabelecer uma linguagem comum e para que possamos trabalhar sempre somando na determinação das necessidades de nossos clientes.

      O tamanho das partículas contaminantes de um fluído são medidas em microns. Como ilustração do tamanho de alguns itens familiares, resume na Tabela 1 algumas substâncias.

      Dados Técnicos

      Muitas operações unitárias, fabricantes de componentes hidráulicos e órgãos de controle ambiental especificam um nível de contaminação ou limpeza, quer para o fluído circulante de processo ou para o efluente do equipamento. Conhecer o nível de contaminação ou limpeza é fundamental para o equacionamento e solução dos problemas de filtração.

      Uma escala de referência foi desenvolvida pela International Standards Organization (ISO) e esta exemplificada na Tabela 2.

      Neste sistema (por exemplo, ISO 22/12), dois números descrevem o nível de contaminação de um fluído. O primeiro refere-se à quantidade aproximada de partículas de até 5 µm (partículas pequenas) e o segundo número a quantidade de partículas de tamanho maior que 15 µm (partículas grandes).

      Dados Técnicos
      Dados Técnicos

      Podemos definir classificação absoluta de um elemento filtrante, como: “O diâmetro da partícula dura, esférica, que pode passar pelo meio sob determinada condições de teste, é uma indicação do poro de maior abertura do elemento”. Para os meios filtrantes de estrutura não rígida, o método de teste de classificação Beta (ß) permite a comparação das eficiências de remoção para diferentes partículas de forma significativa.

      ß é o coeficiente entre o número de partículas de determinado tamanho e maiores afluentes ao filtro e aquelas remanescentes no efluente.

      Usualmente, valores de ß=5.000 e maiores podem ser empregados como uma definição prática operacional da classificação absoluta de uma matriz porosa.

      Dados Técnicos

      Comparação Meios Filtrantes.

      (Para Dado Tamanho de Partícula, Vazão e Viscosidade de um Fluido).

      Dados Técnicos
  • PROCEDIMENTOS PARA LIMPEZA DE ELEMENTO FILTRANTE
    • Procedimento para limpeza dos elementos filtrantes (tecidos) utilizados em máquinas de separação.

      • O deslocamento, raspagem da torta ou resíduo formado no tecido, deve ser efetuado com espátula de PVC, sem pontas ou bordas cortantes para não danificá-lo;
      • Retirar os elementos filtrantes das Placas;
      • A lavagem do tecido deverá ser feita de preferência quando houver redução do rendimento na operação de separação do material. Isto significa saturação no elemento filtrante. Deve-se considerar a carga horária de trabalho e a densidade do material processado (maior ou menor freqüência);
      • Recomendam-se jatos de água abundante a baixa pressão, perpendiculares ao tecido e do lado oposto da torta, para expulsão dos resíduos. Máquinas de lavar com pressão também podem ser usadas, porém, a uma distância maior que 30 cm de afastamento do bico ao tecido e em forma de leque. CUIDADO! A pressão excessiva pode danificar irremediavelmente seu elemento filtrante;
      • Caso haja necessidade, colocar em um tanque / tambor, de 3% a 4% de cloro misturado em água e deixar aproximadamente de 30 minutos até 1 hora de molho;
      • No caso de produtos como óleo / sebo / resina, repetir o processo inicial de limpeza, porém, com 3% a 4% de soda e deixar aproximadamente de 2 até 3 horas de molho;
      • A secagem deve ser de forma natural, de preferência longe de raios solares. Jamais utilize estufas ou quaisquer outros métodos forçados, que acarretarão a degradação mais rápida do tecido, conseqüentemente, sua vida útil;
      • Cuidados no manuseio dos elementos filtrantes, evitando colocá-los sobre superfícies perfurantes como ferramentas e afins, preservam a durabilidade e eficiência do seu equipamento.

      • Sugestão: é aconselhável que o cliente tenha sempre de reserva um jogo de elemento filtrante, sendo que, enquanto o primeiro jogo está em operação no filtro prensa o segundo estará em “stand by” para ser utilizado. E também, para não correr o risco de parar a produção no caso de haver espera na fabricação dos mesmos.

      • ATENÇÃO: o elemento filtrante sofre desgaste em seu dia a dia; sendo assim, não é aplicado a ele o “TERMO DE GARANTIA”.

      Esses procedimentos foram implantados juntamente com a segurança do meio ambiente.

      Para maiores informações, entrar em contato com nosso departamento técnico.

  • DICAS - MANUAL DE INSTRUÇÕES - CUIDADOS A SEREM TOMADOS
    • Quando for estocar as lonas, nunca as dobre, isso pode danificar as fibras do tecido e não dar o rendimento esperado. O correto é guardá-las enroladas ou esticadas. Caso elas sejam estocadas a longo prazo, recomendamos colocar em sacos plásticos.

      Durante o seu processo, procure manter limpo a cada início de ciclo as áreas de vedação, quando notar resíduos do produto (é a torta formada) aderidos nessas áreas.

      Após um determinado tempo de filtração, os poros das lonas ficam obstruídos. Isso ocorre devido a alguns fatores como:

      • Aumento de pressão anormal em relação à operação usual;
      • Aumento do teor de umidade na torta;
      • A limpeza das lonas montadas deve ser feita com espátula de material plástico com os cantos arredondados. Qualquer outro tipo de material utilizado pode danificar o tecido.

      Quem determina o número de ciclos ideal entre as lavagens das lonas é o próprio usuário, assim como o procedimento correto de limpeza, que deve ser levado em consideração a especificação do tecido (polipropileno, nylon, poliéster) e a suspensão filtrada.

      A lavagem pode ser feita por imersão ou mecânica (ver o procedimento de limpeza) e em caso de dúvidas, favor nos consultar.

      Detalhes:

      • Lavar as lonas com água na temperatura da filtração e evitar choques térmicos, assim não se corre o risco de ter encolhimento da lona;
      • Nunca estender as lonas para secar diretamente no sol;
      • Jamais deixar as lonas secar com produto aderido as mesmas;
      • Ao guardá-las, certifique que as lonas estejam totalmente secas.

Whatsapp Giwa Whatsapp Giwa